quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PROJETO SEMEAR

A Professora Elisângela Kerkhoff desenvolveu com a turma do 2º ano Ensino Fundamental o Projeto Semear.
 Com o objetivo de compreender os diferentes espaços físicos onde há cultivo de plantas, também reconhecer o ciclo natural das plantas e o identificar, bem como perceber a importância dos cuidados necessários de cada planta.
As plantas são seres vivos. Possuem ciclo natural, na qual crescem, desenvolvem-se, envelhecem e morrem, obedecendo ao que é próprio da natureza.
O ser humano precisa conservar as plantas, pois elas fazem parte de um ciclo complexo de manutenção da vida terrestre. As plantas precisam de água, luz, calor e ar, e, dependendo da espécie, necessitam de quantidades e intensidades diferentes de cada um desses elementos.
O ciclo da vida consiste em nascer, crescer desenvolver-se, envelhecer e morrer. Como as plantas nascem e crescem? Muitas delas nascem por meio de sementes. Quando isso ocorre, dá-se o nome de GERMINAÇÃO. Há outras que nascem por meio de mudas, ou seja, a partir de partes da própria planta, como a cana-de-açúcar e a mandioca. Para que os alunos coloquem em prática aquilo que aprenderam na teoria  a Professora desenvolveu uma experiência com a turma.
Experiência 1
Materiais: 3 copos plásticos, sementes de feijão, algodão, sal, vinagre e água.
Procedimento: colocar os feijões no algodão, um molhar com água, outro com sal e água, e o outro com vinagre e água.
O que aconteceu?
O feijão regado com água desenvolveu-se, enquanto os feijões regados com sal e vinagre misturados a água não se desenvolveram.
Experiência 2
Materiais: 3 copos plásticos, sementes de feijão, algodão, duas caixas de papelão e água.
Procedimento: colocar os feijões no algodão, o primeiro copo colocar próximo da janela, o segundo copo dentro de uma caixa com furo, e o terceiro copo dentro de uma caixa fechada. Regar todos os dias os copos.
O que aconteceu?
O feijão próximo à janela desenvolveu-se normalmente. O feijão dentro da caixa com furo desenvolveu-se menos e o feijão dentro da caixa fechada não se desenvolveu.
Experiência 3
Materiais: 5 copos plásticos, algodão, sementes de feijão, 1 caixa pequena e água.
Procedimento:
 No copo nº 1, molhar o algodão.
No copo nº 2, cobrir as sementes com água.
No copo nº 3, não colocar água.
No copo nº 4, molhar o algodão e colocar dentro da caixa.
No copo nº 5, molhar o algodão e colocar dentro da geladeira.
As sementes nº 1 e nº 4, regar todos os dias. E as sementes nº 1, 2,3 e 4 devem ficar em local arejado e iluminado.
O que aconteceu?
Copo nº 1, brotou e desenvolveu-se.
Copo nº 2, não brotou.
Copo nº 3, não brotou.
Copo nº 4, brotou, mas não desenvolveu.
Copo nº 5, não brotou.
Percebemos com essas experiências, que todas as plantas precisam receber água, luz e calor em quantidades adequadas.
Experiência “Sementeira”
Preparamos uma sementeira com terra e adubo orgânico. E a outra sementeira com algodão. Ambas foram semeadas sementes de: arroz, feijão, rúcula, salsa e flores. Iremos fazer observações diárias das sementes nos tabuleiros e registrar informações no relatório.












Nenhum comentário:

Postar um comentário