terça-feira, 29 de setembro de 2015

CÁPSULA DO TEMPO

O Professor Sergio Losch  desenvolveu com os alunos do 6º ano Ensino Fundamental a cápsula do tempo que foi enterrada no pátio da escola.Tendo como objetivo despertar o interesse pelo o estudo da história, e observar as transformações ao longo do tempo, possibilitando assim novas aprendizagens.





















quinta-feira, 24 de setembro de 2015

RECEITA DE SUFLÊ

A turma do Pré com a Professora Bernardete Fernandes  desenvolveu um receita de suflê proposta pelos livros do COC. Com objetivo de fazer com que as crianças conheçam e experimentem diferentes  alimentos. Com esta atividade o aluno desenvolve habilidades de atenção através da observação, e também consegue nomear os ingredientes utilizados no preparo da receita e verificar as quantidades.

Informações complementares

O chuchu é uma hortaliça fruto, originário da América Central  e ilhas vizinhas. Já era conhecido na antiguidade pelos astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época. Atualmente, está entre as dez hortaliças mais consumidas no Brasil. É de sabor suave, fácil digestibilidade, rica em fibras e pobre em calorias.
Destaca-se como fonte de potássio e fornece vitaminas A e C. O Chuchu é uma cucurbitácea, assim como a pepino, a abóbora, o melão e a melancia.
















quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sistema Circulatório

O 5º ano da escola DOM está trabalhando sobre o Sistema Circulatório.


O Sistema Circulatório é formado pelo coração, vasos sanguíneos e pelo sangue. Ele é responsável pelo transporte e distribuição de nutrientes, de oxigênio e outros gases, de hormônios, vitaminas e sais minerais para os órgãos do corpo humano.  Para compreender melhor o Sistema Circulatório os alunos do 5º ano participaram da experiência de observação por meio de microscópio óptico, os componentes do sangue esquematizados.     Foi possível observar que o sangue é formado por uma parte liquida, chamada plasma e por uma parte sólida, formada de plaquetas, glóbulos brancos (ou leucócitos) e glóbulos vermelho hemácias).                                                                            Constataram que as plaquetas são fragmentos de células que participam da coagulação do sangue, ou seja, interrompem o sangramento quando nos ferimos, que os glóbulos brancos defendem o organismo contra os micro-organismos que causam doenças e que os glóbulos vermelhos fazem o transporte dos gases (oxigênio e gás carbônico).                                                                      Participaram da experiência os alunos do 5º ano juntamente com a professora da turma Sinilda Dreyer, a enfermeira Sandra Bortolanza e a bioquímica Carmem Dalla Costa que gentilmente disponibilizaram o microscópio, as lâminas com o material a ser observado, somando uma vasta experiência e conhecimento no assunto.                                                                                                     Foi gratificante perceber o interesse e a curiosidade dos alunos, fazendo questionamentos e sanando dúvidas, aliando teoria e prática e se apropriando de fato do conteúdo.





 


















quarta-feira, 9 de setembro de 2015

DIA DE ESCOVAÇÃO NA ESCOLA DOM

A Escola DOM recebeu a visita de enfermeiras e  dentistas da rede Municipal, para orientações sobre higiene bucal com todos os alunos da Escola. Segue abaixo algumas orientações sobre higiene bucal.

O que é uma boa higiene bucal?




Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
  • Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
  • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
  • Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
Técnicas corretas de escovação:
O que é uma boa higiene bucalO que é uma boa higiene bucalO que é uma boa higiene bucal
Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva.
Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente.
Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
Uso correto do fio dental:
Uso correto do fio dentalUso correto do fio dentalUso correto do fio dental
Use aproxima- damente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.
Siga, com cuidado, as curvas dos dentes.
Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.






PROJETO SEMEAR

A Professora Elisângela Kerkhoff desenvolveu com a turma do 2º ano Ensino Fundamental o Projeto Semear.
 Com o objetivo de compreender os diferentes espaços físicos onde há cultivo de plantas, também reconhecer o ciclo natural das plantas e o identificar, bem como perceber a importância dos cuidados necessários de cada planta.
As plantas são seres vivos. Possuem ciclo natural, na qual crescem, desenvolvem-se, envelhecem e morrem, obedecendo ao que é próprio da natureza.
O ser humano precisa conservar as plantas, pois elas fazem parte de um ciclo complexo de manutenção da vida terrestre. As plantas precisam de água, luz, calor e ar, e, dependendo da espécie, necessitam de quantidades e intensidades diferentes de cada um desses elementos.
O ciclo da vida consiste em nascer, crescer desenvolver-se, envelhecer e morrer. Como as plantas nascem e crescem? Muitas delas nascem por meio de sementes. Quando isso ocorre, dá-se o nome de GERMINAÇÃO. Há outras que nascem por meio de mudas, ou seja, a partir de partes da própria planta, como a cana-de-açúcar e a mandioca. Para que os alunos coloquem em prática aquilo que aprenderam na teoria  a Professora desenvolveu uma experiência com a turma.
Experiência 1
Materiais: 3 copos plásticos, sementes de feijão, algodão, sal, vinagre e água.
Procedimento: colocar os feijões no algodão, um molhar com água, outro com sal e água, e o outro com vinagre e água.
O que aconteceu?
O feijão regado com água desenvolveu-se, enquanto os feijões regados com sal e vinagre misturados a água não se desenvolveram.
Experiência 2
Materiais: 3 copos plásticos, sementes de feijão, algodão, duas caixas de papelão e água.
Procedimento: colocar os feijões no algodão, o primeiro copo colocar próximo da janela, o segundo copo dentro de uma caixa com furo, e o terceiro copo dentro de uma caixa fechada. Regar todos os dias os copos.
O que aconteceu?
O feijão próximo à janela desenvolveu-se normalmente. O feijão dentro da caixa com furo desenvolveu-se menos e o feijão dentro da caixa fechada não se desenvolveu.
Experiência 3
Materiais: 5 copos plásticos, algodão, sementes de feijão, 1 caixa pequena e água.
Procedimento:
 No copo nº 1, molhar o algodão.
No copo nº 2, cobrir as sementes com água.
No copo nº 3, não colocar água.
No copo nº 4, molhar o algodão e colocar dentro da caixa.
No copo nº 5, molhar o algodão e colocar dentro da geladeira.
As sementes nº 1 e nº 4, regar todos os dias. E as sementes nº 1, 2,3 e 4 devem ficar em local arejado e iluminado.
O que aconteceu?
Copo nº 1, brotou e desenvolveu-se.
Copo nº 2, não brotou.
Copo nº 3, não brotou.
Copo nº 4, brotou, mas não desenvolveu.
Copo nº 5, não brotou.
Percebemos com essas experiências, que todas as plantas precisam receber água, luz e calor em quantidades adequadas.
Experiência “Sementeira”
Preparamos uma sementeira com terra e adubo orgânico. E a outra sementeira com algodão. Ambas foram semeadas sementes de: arroz, feijão, rúcula, salsa e flores. Iremos fazer observações diárias das sementes nos tabuleiros e registrar informações no relatório.












sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ATIVIDADES SOBRE À SEMANA DA PÁTRIA


As Professoras Ivanete Goelzer do Maternal III, e Bernadete Fernandes do Pré II realizaram atividades referentes à Semana da Pátria, as crianças no coletivo confeccionaram a Bandeira do Brasil, trabalhando assim, as cores bem como o incentivo a cidadania.





7 DE SETEMBRO



A Escola Dom participou do arreamento da bandeira na Praça José Bunze no dia 03 de setembro às 17 horas, em comemoração à Semana da Pátria. Na ocasião os alunos de 1º  ao 5º ano do Ensino Fundamental organizados pelas Professoras Eneci Konig, Elisângela Kerkhoff, Cleiciane Onning, Marlene Rigo e Sinilda Dreyer  apresentaram a música Herdeiros do Futuro, que trás uma mensagem  sobre nosso País.





quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AULA DE LEITURA



A turminha do maternal III da Escola DOM, também faz sua aula de leitura, nossas crianças estavam concentrados, e curiosos em aprender coisas novas nos  livros que estavam manuseando.
Tem como não se encantar com estes pequenos?




VISITA DA MAMÃE ANGELICA



A turma do 3º ano Ensino Fundamental recebeu em sua sala da aula a vista da mãe da  aluna Lais Giacomin. Maria Angélica Cadore foi recebida pela Professora Cleiciane Oninng, na qual estava trabalhando com a disciplina de matemática aproveitando a visita da mãe  a professora propôs um jogo de bingo, onde a mãe conseguiu interagir com a turma e agregar conhecimento.



VISITA DO PAPAI UBALDO RENCK



Nossa aluna Maria Renck da turma do 5º ano Ensino Fundamental, recebeu na escola  a visita de seu pai Ubaldo, na hora do recreio, nossa querida Maria fez um bolo e trouxe para socializar com seus colegas. Seu pai sempre presente veio prestigiar a filha e também a turma, deixando o recreio  mais alegre. 
Sempre é bom recebermos pais na escola, esta parceria é bom e necessária para o desenvolvimento do aluno e da escola. 
Deixamos o convite para outros pais que queiram prestigiar seus filhos e filhas no ambiente escolar.